Hot! Exposição de Arte Cusquenha acontece no Palácio do Governo

O Acervo dos Palácios – órgão vinculado à Secretaria da Casa Civil – apresenta, de 9 de fevereiro a 28 de abril, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, a exposição “Cusquenhos nas Coleções de Arte dos Palácios – Reflexões Sobre o Gosto nos Anos 1960 e 1970″. Serão exibidas pinturas da escola cusquenha, esculturas, mobiliários, imagens sacras e objetos litúrgicos que fazem parte do Acervo.

Nos final dos anos 1960, com o objetivo de decorar o Boa Vista, inaugurado em 1964 e o Palácio dos Bandeirantes, inaugurado em 1965, o governo paulista adquiriu 66 pinturas da escola cusquenha sem conhecer a procedência, a origem, o período e local de produção dos quadros. Com o apoio do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e da historiadora Aracy Amaral, a curadoria do Acervo iniciou uma investigação pioneira das telas cusquenhas com o objetivo de reclassificar a coleção e esclarecer as dúvidas sobre as datas aproximadas de produção das obras, uma vez que nem todas foram feitas no período colonial.

A professora Aracy Amaral, consultora da mostra, destaca que a denominação “cusquenhos” – telas do período barroco andino – pode ser utilizada tanto em obras da cidade de Cusco quanto de outras regiões do Peru, do Equador ou da Bolívia.

Arte Cusquenha

A arte cusquenha é a representação mais viva do barroco mestiço peruano do século XVI, caracterizado pela representação de ícones e temas do catolicismo, associado aos temas incaicos seculares e populares.

É considerada uma das mais importantes manifestações do trabalho de catequese realizado pela Igreja Católica na colonização da América andina. O termo “cusquenho” não se limita a Cusco, local de origem destas pinturas, mas uma arte difundida para toda a região andina.

Serviço
Exposição: “Cusquenhos nas Coleções de Arte dos Palácios”
Local: Palácio Boa Vista – Avenida Adhemar de Barros, 3.001 – Campos do Jordão/SP
Data: de 9 de fevereiro a 28 de abril
Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (12) 3668-9759 / 9700 – (11) 2193-8282
Nos dias 11 e 12 de fevereiro (segunda e terça-feira de Carnaval) o Palácio Boa Vista estará aberto das 10h às 12h e das 14h às 17h. Nos dias 13 e 14, fechado para visitação pública.

Comentários

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *